“Nada pode parar uma ideia cujo tempo chegou”
Em apenas 1 ano atingiu um sucesso metapolítico impressionante: iniciou a guerra cultural em Portugal, com 2 ações de ativismo pró-família em eventos LGBT e deu um novo fôlego à luta nacionalista com 2 manifestações impactantes no Martim Moniz e no SEF contra a substituição populacional. Além disso, idealizou e produziu “A GRANDE INVASÃO,” a maior reportagem de denúncia de imigração, com 18 episódios que dominaram as redes sociais, mobilizaram a sociedade civil e consciencializaram o povo português para o descontrolo na imigração.
É o mais conhecido comentador político na rede social X em Portugal, tendo visto as suas posições comentadas por deputados, professores universitários, jornalistas e diversas figuras públicas.
No dia 21 de Outubro de 2023 fundou, em conjunto com Afonso Carvalho, Alexandre Gazur e Bernardo Abreu, o movimento RECONQUISTA. Realizaram o 1º Congresso do movimento, considerado pelos presentes como o maior e melhor evento político da história de Portugal, reunindo 100 jovens de todo o país. O mote para o futuro é claro: "A RECONQUISTA vai ser o maior movimento político não partidário em Portugal."
Apesar de enfrentar forte censura, tendo sido banido no YouTube e suspenso do TikTok, Patreon, Buy me a Coffee, Instagram e Linktree, Afonso continua a influenciar e inspirar. É ainda constantemente alvo de "reportagens" enviesadas e imprecisas, tendo já sido abordado e/ou entrevistado pelo Diário de Notícias, Público, Notícias Magazine e programas da SIC.
Afonso Gonçalves é a nova força motriz do nacionalismo em Portugal, desafiando o status quo e liderando uma reconquista cultural e política sem precedentes.